Treinamento Sob Medida, O Lado Bom do PSM
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Treinamento Sob Medida, O Lado Bom do PSM
Atualmente não existe um treinamento para sistemas específicos de refrigeração com amônia, o que existe é um regulamento de Gerenciamento de Segurança de Processos (Process Safety Management, PSM) produzido pela OSHA (Occupational Health and Safety Administration) que utiliza-se de termos não específicos que se aplicam a vários produtos químicos. O regulamento foi publicado em 1992 para promover um ambiente de trabalho mais seguro. Mais de 130 produtos tóxicos e reativos foram listados e embora seja possível argumentar que a amônia não é tão perigosa quanto muitos produtos químicos da lista da OSHA, o PSM se aplica a sistemas de refrigeração de amônia com 4,536 toneladas de amônia ou mais. Entretanto, a OSHA também investiga qualquer acidente com sistemas de amônia abaixo deste valor, e por esse motivo o PSM pode ser utilizado para avaliar sistemas abaixo de 4,536 toneladas também. O PSM enfatiza a participação dos funcionários e o treinamento eficaz. Se tratando de sistemas de refrigeração com amônia, o treinamento deve explicar os perigos do trabalho com amônia, a compreensão dos processos operacionais seguros para todas as atividades envolvidas no processo.
O regulamento afirma que o treinamento deve ser oferecido a cada três anos e a compreensão dos funcionários deve ser avaliada, verificada e documentada. Entretanto, o formato de treinamento contido no PSM é tão geral que diretrizes específicas devem ser desenvolvidas pelos empregadores para seus sistemas de refrigeração com amônia. As diretrizes oferecidas pela OSHA oferecem uma excelente oportunidade para associações nacionais como o Instituto Internacional de Refrigeração por Amônia (IIAR) desenvolverem um plano ou esboço de treinamento que possa ser adaptado a sistemas de refrigeração específicos. Os treinamentos podem ser realizados no trabalho, através de programas de aprendizados realizados por operadores experientes, escolas de refrigeração patrocinadas por fabricantes, até mesmo faculdades comunitárias e escolas de negócio podem ser excelentes fontes para educar os indivíduos nos conceitos básicos de refrigeração sem muita ênfase nos sistemas industriais de refrigeração com amônia mais especializados. O treinamento pode ter diferentes definições, muitas delas enfatizam as tarefas de manutenção específicas, como drenagem de óleo, troca de vedação do eixo, etc. Mas aqui o propósito da discussão é segurança e eficiência na operação do sistema de refrigeração.
Alguns desafios dos treinamentos são as habilidades dos “alunos em formação”. Muitos operadores falam outros idiomas, são analfabetos funcionais e não conseguem ler e/ou realizar testes de verificação do entendimento. Estes desafios podem ser contornados com diferentes abordagens didáticas, como por exemplo: apresentações ilustradas e gráficas com pouco texto, experiência prática real com simuladores ou equipamentos existentes na fábrica, programas de computador com testes interativos, etc. Existem consideráveis recursos de treinamento e ensino disponíveis hoje, porém nada será totalmente específico para o seu sistema. Um plano geral ou organização de treinamento precisa ser elaborado, podendo ser utilizados três níveis diferentes de treinamento: introdutório, intermediário ou sustentado e avançado; níveis estes dependentes do nível de conhecimento prévio do operador.
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Nos familiarizar com o regulamento do PSM nos permite entender melhor seus benefícios, principalmente na área de treinamento, já que este oferece excelentes ferramentas para educar operadores sobre os riscos e a complexidade de seus sistemas. Há muitos outros desafios na educação de operadores com diferentes habilidades e estilos de aprendizagem, mas o desenvolvimento tecnológico tem proporcionado o acesso a ferramentas adicionais que podem ser facilmente acessadas.