Importância da Educação Profissional

Importância da Educação Profissional

 

A educação profissional é definida como o conjunto de conhecimento e habilidades que um profissional deve ter para desempenhar determinada profissão. Na refrigeração industrial grande parte do conhecimento obtido, pelas equipes de operação e manutenção é devido ao tempo, e a vivência dos profissionais no dia a dia do trabalho. Este modelo empírico é a primeira forma de distribuição de conhecimento, entretanto não é a melhor nem mesmo a mais eficaz, pois uma operação errada pode ser mantida errada e passada de um profissional para outro por vários anos. 

O segundo modelo de aprendizagem é o conhecimento teórico, neste caso utiliza-se fundamentos físicos e matemáticos para expressar, modelar e quantificar a operação de sistemas de refrigeração, entretanto, frequentemente o conhecimento teórico é subjetivo e dissociado da vivência do cotidiano, gerando desinteresse do profissional, pois não é aplicável em seu trabalho. 

Por fim surge a presença do terceiro modelo de aprendizagem, o modelo ativo. Neste método a educação é baseada em problemas, casos e situações reais da indústria e o conhecimento teórico se funde ao conhecimento prático possibilitando aos profissionais um alto nível aprendizagem e absorção de conteúdo. No modelo ativo, o foco está no aluno e em quais conhecimentos ele precisa ter para encontrar soluções para os desafios que encontrará no cotidiano, assim o próprio aluno busca, pensa, pesquisa, e por si encontra os recursos teóricos e práticos para entender como os sistemas funcionam, como podem ser otimizados e como podem operar com mais segurança e menor custo. 

A educação profissional é a base para o desenvolvimento da nossa indústria e do nosso país.

 

Compartilhar